quinta-feira, 12 de março de 2020

Bolsas caem mais ainda com discurso nacionalista de Trump

As bolsas de valores tiveram hoje mais um dia de cão, depois do pronunciamento de ontem à noite do presidente Donald Trump, que acusou a China e a Europa pela epidemia do novo coronavírus, proibiu a entrada de estrangeiros vindos da Europa a partir desta sexta-feira e não anunciou nenhuma medida de impacto.


A França, Israel e Portugal suspenderam todas as aulas presenciais. Aqui no Brasil, depois que o secretário de Comunicação, Fábio Wejngarten, chegou dos Estados Unidos com o vírus, o presidente Jair Bolsonaro foi às redes sociais de máscara cirúrgica e desconvocou as manifestações marcada para domingo contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.


Nos Estados Unidos, o Índice Dow Jones, da Bolsa de Valores de Nova York, caiu 10 por cento. Foi a maior baixa desde 19 de outubro de 1987, quando a perda foi de 22,6 por cento. 

Hoje, a queda foi maior na Europa, onde Londres recuou 10,87 por cento, Frankfurt 12,24 por cento e Paris 12,28 por cento. A Europa sofreu mais porque a proibição de voos anunciada por Trump agrava a crise econômica causada pelo coronavírus. 

No Brasil, o resultado foi ainda pior: a Bolsa de São Paulo suspendeu as operações duas vezes e caiu 14,78 por cento. O dólar chegou a 5 reais. Com a intervenção do Banco Central, fechou em 4,79 no câmbio oficial e em 5 reais o dólar-turismo. Só agora o governo vai criar um comitê para avaliar o impacto econômico da pandemia. 

Em Tóquio, onde o mercado já abriu na sexta-feira, a bolsa cai 10 por cento. Meu comentário:

Nenhum comentário: