segunda-feira, 23 de março de 2020

COI e governo do Japão admitem adiar a Olimpíada de Tóquio

Pela primeira vez, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, admitiu hoje adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio, que deveriam começar em 24 de julho, por causa da pandemia do novo coronavírus. O Comitê Olímpico Internacional (COI) devem tomar a decisão em quatro semanas.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) havia feito um pedido de adiantamento dos jogos. Ontem, o Canadá anunciou oficialmente que não participaria, aumentando a pressão sobre os organizadores. A Austrália também declarou que os Jogos não poderiam ser realizados nas atuais condições.

A Olimpíada de Tóquio pode ser realizada em escala menor, com menos atletas e menos competições. O mais provável é que seja adiada para o ano que vem, como aconteceu com torneios importantes do futebol mundial como a Copa América e a Eurocopa.

Em tempos de paz, os Jogos Olímpicos nunca foram cancelados. A Olimpíada de 1940, que seria realizada em Tóquio, foi adiada por causa da Segunda Guerra Mundial. Em 1980, em Moscou, os Jogos foram boicotados pelos Estados Unidos e aliados por causa da invasão soviética ao Afeganistão em 1979.

Já se fala que há uma maldição que atrapalha as olimpíadas a cada 40 anos.

Nenhum comentário: