sexta-feira, 13 de março de 2020

Trump repete o erro da China ao politizar o combate ao coronavírus

 O governo Donald Trump cometeu o mesmo erro que a China ao politizar o combate à epidemia do novo coronavírus, perdendo meses que poderia poupar muitas vidas - e o mesmo se pode dizer do presidente Jair Bolsonaro, que ainda duvida dos riscos. 

O objetivo das autoridades sanitárias é retardar ao máximo a inevitável transmissão da doença para evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde. Alguns países, como a Alemanha, Cingapura, a Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan, aparentemente estão conseguindo.

Depois de negar o óbvio durante semanas, o presidente Donald Trump anunciou hoje à tarde em pronunciamento no jardim da Casa Branca a decretação de estado de emergência nacional por causa da pandemia do novo coronavírus. 

Trump citou a entrevista dada pela manhã pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, apontando a Europa como principal foco da epidemia para defender a decisão de proibir a entrada nos Estados Unidos de pessoas vindas da Europa, com a exceção do Reino Unido e da Irlanda, o que não faz muito sentido. 

Ao lado de seu comitê de crise, o presidente americano tentou negar a responsabilidade pela falta de kits de exame em quantidade suficiente. Trump disse que há dez dias convocou os diretores da indústria farmacêutica para uma reunião na Casa Branca e prometeu que em duas semanas haverá 4 milhões de kits de exame e, em seguida, 5 milhões, mas, insistindo no erro anterior, sugeriu que talvez não seja necessária examinar tanta gente.

Um articulista da revista Foreign Affairs escreveu que uma pandemia tem de ser atacada como um incêndio florestal, concentrando todos os reforços disponíveis para combater cada foco. O que Trump e o regime comunista chinês fizeram foi deixar a floresta pegar fogo e aí se vangloriar por terem combatido um grande incêndio. Meu comentário:

Nenhum comentário: