terça-feira, 10 de março de 2020

Confinamento é a estratégia para enfrentar o novo coronavírus

A Itália confina toda a população, de mais de 60 milhões de habitantes. É o primeiro país inteiro a entrar em quarentena. Diante da falta de uma vacina e de um tratamento eficaz contra a doença do novo coronavírus, talvez seja a melhor solução no momento para combater a epidemia. 

A Itália fechou. A partir de hoje, só é possível sair de casa por três motivos: para trabalhar, com um documento certificando a necessidade, para ir ao supermercado ou a farmácia. Em cada casa, apenas uma pessoa está autorizada a ir à farmácia ou ao supermercado. 

Todas as diversões públicas, inclusive os jogos do Campeonato Italiano, estão suspensas até 3 de abril. Com mais de 10 mil casos e 631 mortes, a Itália é o país mais atacado pelo coronavírus depois da China, onde o número de novos casos cai a cada dia. 

A China deixou o surto se propagar rapidamente por menosprezar a gravidade da doença e tentar esconder a má notícia. Quando a contaminação explodiu, o sistema de saúde ficou sobrecarregado. São mais de 80 mil casos na China, com 3 mil 133 mortes. 

Cingapura e Hong Kong, muito menos na verdade, são cidades-estado e não grandes países, então agiram rapidamente e conseguiram mitigar os danos causados pelo coronavírus através do isolamento, da quarentena, do rastreamento das pessoas que tiveram contato com doentes, o cancelamento de encontros, conferências e diversões públicas, e de examinar os suspeitos em grande escala. 

Cingapura cancelou logo todos os eventos públicos, instalou postos de saúde ambulantes nas ruas para tirar a temperatura e examinar quem passava, enquanto as empresas privadas distribuem produtos para desinfetar as mãos. Está funcionando. Meu comentário:

Nenhum comentário: