sábado, 14 de março de 2020

Trump estende proibição de entrada de europeus a Reino Unido e Irlanda

O presidente Donald Trump proibiu hoje todas as viagens do Reino Unido e da Irlanda para os Estados Unidos a partir de meia-noite de segunda-feira. Amplia assim a restrição imposta desde hoje aos 26 países da União Europeia que fazem parte do Espaço Schengen, onde não havia controle interno de fronteiras antes da pandemia do novo coronavírus. 


Os cidadãos americanos e os residentes nos EUA estão isentos, mas devem ficar em quarentena durante 14 dias, o prazo de incubação da doença do novo coronavírus (Covid-19). O transporte de cargas não tem restrições.


Em entrevista coletiva na Casa Branca, Trump admitiu ter feito exame na sexta-feira. Pelo menos quatro pessoas da delegação brasileira que foi à Flórida com o presidente Jair Bolsonaro no fim de semana passada contraíram o coronavírus. Alguns estiveram na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), onde o vírus circulou.

A proibição de voos dos 26 países do Espaço Schengen começou hoje. Por causa da emergência de saúde pública, a Dinamarca, a Polônia e a República Tcheca já haviam proibido a entrada de estrangeiros. O Acordo de Schengen permite esta medida em crises de saúde.

O total de casos confirmados no mundo inteiro passou hoje de 144 mil, com 5.397 mortes.

Nenhum comentário: