quinta-feira, 5 de março de 2020

Presidente da Ucrânia está sob pressão dos olicargas e da Rússia

Acabou a lua de mel de Volodymyr Zelensky, o humorista que chegou à Presidência da Ucrânia criticando a corrupção e foi envolvido no processo de impeachment do presidente Donald Trump. Seus maiores desafios são recuperar a economia e acabar com a guerra contra os rebeldes apoiados pela Rússia. 

Ao assumir a Presidência da Ucrânia em maio de 2019, depois de uma vitória sobre os chamados oligarcas, que fizeram fortunas na transição do comunismo para o capitalismo na antiga União Soviética, Zelensky levou uma série de caras novas para o governo, principalmente empresários e jovens profissionais do setor de alta tecnologia. Mas a situação não melhorou e a popularidade do presidente caiu. 

Em resposta, Zelensky está procurando a velha guarda para conseguir apoio político. Com a reforma ministerial, a nova equipe traz experiência e conhecimento da máquina pública. O risco é que traga também os velhos vícios e os que trabalhavam para os oligarcas.


Ontem, em sessão especial, o parlamento, chamado de Verkhovna Rada ou Conselho Supremo da Ucrânia, aceitou a demissão do primeiro-ministro Olexy Honcharuk e deu posse a Denys Shmygal, que era o vice-primeiro-ministro. Isso indica que Zelensky não conseguiu impor uma escolha própria para a chefia do governo. Meu comentário:

Nenhum comentário: