segunda-feira, 2 de março de 2020

Senadora Amy Klobuchar deixa disputa democrata e deve apoiar Biden

A senadora moderada Amy Klobuchar abandonou a luta pela candidatura democrata à Presidência dos Estados Unidos e está viajando para o Texas, onde hoje à noite deve anunciar apoio ao ex-vice-presidente Joe Biden e aparecer ao lado dele num comício.

Desde o início da campanha, Klobuchar se apresentava como uma democrata moderada capaz de aglutinar o partido e vencer o presidente Donald Trump em 3 de novembro. Mas, com a exceção da eleição primária de Novo Hampshire, em que chegou em terceiro com 19,7% do voto popular, nunca chegou perto dos líderes.

Sua saída na véspera da superterça-feira, 3 de março, quando haverá eleições prévias em 14 estados, assim como a desistência do ex-prefeito Pete Buttigieg ontem, revelam a intenção da fortalecer a candidatura do ex-vice-presidente Joe Biden, um moderado, e evitar que o senador socialista Bernie Sanders tome uma dianteira insuperável.

No sábado, o bilionário california Tom Steyer saiu fora. Ontem, foi a vez do ex-prefeito Pete Buttigieg, que pretendia ser o primeiro gay assumido a concorrer à Casa Branca. Hoje, Klobuchar desistiu.

A campanha democrata se afunila com a disputa entre Biden e Sanders, com o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, um bilionário que financia sua própria campanha, correndo por fora. Sua pré-candidatura toma votos de Biden.

Nenhum comentário: