sexta-feira, 13 de março de 2020

Trump decreta emergência nacional nos EUA por causa do coronavírus

Depois de semanas negando a gravidade da situação, o presidente Donald Trump anuncia em pronunciamento neste momento no jardim da Casa Branca que declarou emergência nacional por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida libera US$ 50 bilhões para o combate à doença.

O presidente americano citou a entrevista de hoje do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, dizendo que a Europa é agora o principal foco da pandemia para justificar a decisão anunciada na quarta-feira de proibir a entrada de cidadãos vindos da Europa, com a exceção de cidadãos americanos e residentes nos EUA.

Para se defender das acusações de inação e falta de exames suficientes, Trump alegou ter se reunido há 10 dias na Casa Branca com diretores da indústria farmacêutica e prometeu que 4 milhões de testes estarão disponíveis em duas semanas e, em seguida, 5 milhões, mas suscitou dúvidas sobre a necessidade de tantos exames.

Trump agradeceu ao Google por criar um sítio na Internet para as pessoas avaliarem o risco e entrarem em contato com as autoridades.

Nenhum comentário: