A Europa é o novo centro da pandemia do novo coronavírus, declarou hoje o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom. Há hoje mais casos novos na Europa por dia do que na China no auge da epidemia.
"Todo país que olha para a experiência dos outros com grandes epidemias e pensa que 'isto não vai acontecer conosco' está cometendo um grande erro. Pode acontecer em qualquer país", afirmou o diretor-geral da OMS.
A solução, recomenda a OMS, é "detectar, proteger e tratar" numa abordagem ampla que permita quebrar ou reduzir a transmissão da doença. A OMS enviou equipamentos de proteção para 56 países e está enviado para mais 20. Mandou 1,5 milhão de kits de exames para 120 países.
Até o momento, foram registrados mais de 137 mil casos em 123 países. O total de mortes passou hoje de 5 mil. A China, onde houve o primeiro surto, no início de dezembro, ontem houve menos de dez novos casos e menos de dez morte, a confiar nas estatísticas oficiais do regime comunista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário