quarta-feira, 4 de março de 2020

Biden domina o Sul mas perde na Califórnia na superterça-feira

O ex-vice-presidente Joe Biden conteve o crescimento da pré-candidatura do senador socialista Bernie Sanders com uma expressiva vitória nos estados do Sul dos Estados Unidos na superterça-feira. 

Joe Biden consolidou sua posição como o candidato moderado, mas perdeu no maior estado, a Califórnia, onde perde para Sanders e esteve atrás do ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg.

A apuração das eleições prévias do Partido Democrata ainda está em andamento nos dois maiores estados, a Califórnia e o Texas, onde o ex-vice-presidente assumiu a liderança com 60% das urnas apuradas.

Biden venceu no Alabama, em Arkansas, na Carolina do Norte, em Massachusetts, em Minnesota, em Oklahoma, no Tennessee e na Virgínia. No momento, lidera a apuração com 38 mil votos de vantagem no Texas, que manda 228 delegados à Convenção Nacional do Partido Democrata que vai indicar o candidato de 13 a 16 de julho em Milwaukee, no estado de Wisconsin.

Sanders ganhou no Colorado, em Utah, e em Vermont, o estado que representa no Senado. Tem uma vantagem de 140 mil votos na Califórnia, que envia 415 delegados à convenção.

A senadora Elizabeth Warren ficou em terceiro no seu estado, Massachusetts, vencido por Biden, com Sanders em segundo, o que deve enterrar sua candidatura. Warren promete ir até a convenção, mas deve sofrer pressão da ala mais à esquerda do partido para sair da disputa e apoiar Sanders.

Bloomberg, o bilionário que se apresentava como o moderado capaz de derrotar Trump, teve um desempenho fraco hoje à noite. Foi para Nova York para reavaliar sua campanha. Não quer se sua participação ajude Sanders.

Para conquistar a investidura do Partido Democrata, um candidato precisa do apoio de 1.991 delegados. Se nenhum candidato conseguir o número necessário de delegados, a disputa final será na convenção, com sério risco de dividir o partido.

O ex-vice-presidente vence com o apoio do eleitorado negro e dos velhos. Sanders tem ampla liderança entre os jovens, mas o comparecimento às urnas dos jovens é pequeno. A "revolução jovem" de Sanders ainda não aconteceu.

Com a série de vitórias, Biden acumula mais de 450 delegados e Sanders mais de 380.

Nenhum comentário: