quinta-feira, 5 de março de 2020

Senadora Elizabeth Warren abandona campanha à Presidência dos EUA

Depois de um desempenho medíocre na superterça-feira, a senadora Elizabeth Warren vai desistir da candidatura à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, anunciou hoje a mídia americana, citando como fonte funcionários da campanha. Ainda não está claro se ela vai apoiar outro candidato.

Warren faz parte da ala mais à esquerda do partido. Como o senador socialista Bernie Sanders, defende a taxação dos bilionários, a criação de um sistema de saúde pública e a universidade gratuita. Mas não há garantia de que seus eleitores passem automaticamente a apoiar Sanders.

Parte dos eleitores de Warren seria gente que votou em Hillary Clinton contra Sanders na campanha de 2016 na expectativa de ver uma mulher na Casa Branca.

Na superterça-feira, Warren não ganhou nem em seu estado, Massachusetts. Ficou em terceiro, atrás do ex-vice-presidente Joe Biden, líder da disputa entre os democratas, e de Sanders.

Ao anunciar oficialmente a retirada, Warren optou por não apoiar nenhum candidato, dando a seus eleitores total liberdade para escolher.

Nenhum comentário: