quarta-feira, 11 de março de 2020

OMS declara que doença do coronavírus virou pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje em Genebra, na Suíça, que os "níveis alarmantes de propagação" do novo coronavírus caracterizam uma pandemia porque "um novo vírus aparece e se propaga no mundo inteiro, na ausência de imunidade da grande maioria da população". É uma epidemia em escala global.

"A OMS não para de monitorar esta epidemia, e estamos muito preocupados pelos níveis de difusão e periculosidade, assim como pelos níveis alarmantes de inação" da sociedade internacional, afirmou o diretor-geral da organização, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus.

"Nos próximos dias e semanas, esperamos ver o número de casos, de mortos e de países atingidos aumentar", acrescentou o diretor-geral da OMS.

Desde o aparecimento do novo coronavírus na cidade de Wuhan, na China, no início de dezembro de 2019, quase 120 mil casos foram registrados e houve 4.379 mortes. A China tem mais de 80 mil casos, 3.158 mortes e 61.475 casos curados.

Em seguida, vem a Itália, com mais de 10 mil casos e 631 mortes; o Irã, com mais de 9 mil casos e 354 mortes; a Coreia do Sul, com 7.755 casos e 60 mortes; a França, com 1.784 casos e 33 mortes; os Estados Unidos, com 1.670 casos e 56 mortes; e a Alemanha, com 1.457 casos e duas mortes. Os outros países têm menos de mil casos.

No Brasil, onde há 50 casos, o número pode subir exponencialmente em semanas. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lamentou que a OMS tenha demorado a reconhecer que a epidemia do novo coronavírus virou uma pandemia.

Nenhum comentário: