quarta-feira, 11 de março de 2020

OMS declara pandemia e critica inação de governos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu hoje finalmente que a doença do novo coronavírus virou uma pandemia, uma epidemia em escala global. A Itália reforçou a quarentena, fechando lojas, bares e restaurantes. Só farmácias, supermercados e lojas que vendem comida continuarão abertas. A entrega de refeições em domicílio está autorizada.

Na Alemanha, a chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel revelou o temor de que 50% a 70% da população sejam contaminados. Após menosprezar o risco, o presidente Donald Trump anunciou que nenhum pessoa vinda da Europa vai ser autorizada a entrar nos Estados Unidos durante 30 dias. A Casa Branca esclareceu que a medida só vale para estrangeiros.

A OMS declarou hoje uma pandemia porque "um novo vírus aparece e se propaga no mundo inteiro, na ausência de imunidade da grande maioria da população". 

"A OMS não para de monitorar este epidemia, e estamos muito inquietos pelos níveis de difusão e periculosidade, assim como pelos níveis alarmantes de inação" da sociedade internacional, afirmou o diretor-geral da organização, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus. 

"Nos próximos dias e semanas, esperamos ver o número de casos, de mortos e de países atingidos aumentar", acrescentou o diretor-geral da OMS. Meu comentário:

Nenhum comentário: