segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Trump anuncia redução da tarifas sobre carros dos EUA na China

Dois dias depois do jantar em Buenos Aires onde foi acertada uma trégua na guerra comercial, o presidente Donald Trump anunciou hoje no Twitter uma redução nas tarifas de carros dos Estados Unidos importados pela China. O governo chinês não confirmou.

Durante um jantar com o ditador da China, Xi Jinping, no fim da reunião de cúpula do Grupo dos Vinte (G-20) na Argentina, os EUA prometeram não aumentar de 10% para 25% as tarifas sobre produtos importados da China no valor anual de US$ 100 bilhões.

Uma trégua de 90 dias vai dar aos negociadores das duas maiores economias do mundo um tempo para resolver suas profundas diferenças. Além de maior acesso ao mercado chinês, os EUA protestam contra o roubo de propriedade intelectual e a exigência de transferência de tecnologia.

As bolsas do mundo inteiro reagiram positivamente. Em Nova York, o Índice Dow Jones sobe de mais 200 pontos (0,88%), mas já esteve 400 pontos acima do fechamento da sexta-feira. Os preços do petróleo aumentaram cerca de 3%.

Nenhum comentário: