quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

China anuncia redução da tarifas de importação de mais de 700 produtos

Sob pressão da guerra comercial do presidente Donald Trump, a China vai diminuir a partir de 1º de janeiro de 2019 os impostos de importação sobre mais de 700 produtos, inclusive agrícolas, farmacêuticos e manufaturados, noticiou ontem a agência Bloomberg.

A China tenta se adaptar às exigências feitas pelos Estados Unidos dentro de prazo de 90 dias dado por Trump em 30 de novembro para renegociar as divergências no comércio bilateral. Durante jantar em Buenos Aires, no fim da reunião de cúpula do Grupo dos 20, o ditador Xi Jinping prometeu maior abertura comercial para aumentar o consumo doméstico e reduzir o saldo comercial.

Apesar da medida, a maioria das exportações dos EUA devem continuar submetidas às sobretaxas impostas pelo governo chinês em retaliação ao tarifaço americano até que os dois países cheguem a um acordo global sobre comércio.

O regime ditatorial chinês tinha anunciado cortes nas tarifas de importação. Os países que têm acordos comerciais com a China devem ser beneficiados antes.

Nenhum comentário: