A República da Índia, um dos poucos países a receber isenção das sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irã, fechou um acordo para importar petróleo iraniano pagando em rúpias, noticiou hoje a agência Reuters.
A Índia busca um equilíbrio em que a crescente parceria militar com os EUA não prejudique o fortalecimento das relações com o Irã. A República Islâmica é a terceira maior fornecedora de petróleo da Índia, que importa 80% do petróleo que consome.
Antes das sanções impostas pelo presidente Donald Trump depois de romper o acordo do nuclear das cinco grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha, a Índia pagava o Irã pelas importações de petróleo através de bancos europeus.
Na isenção dada pelos EUA por seis, a Índia pode importar 300 mil barris de petróleo iraniano por dia. Antes das sanções, comprava 560 mil barris por dia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário