quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Coreias do Norte e do Sul planejam construir ferrovia entre os dois países

Em uma cerimônia de grande significado simbólico as Coreias do Norte e do Sul anunciaram ontem a construção de uma nova ferrovia ligando os dois países, noticiou a agência Associated Press (AP).

O anúncio tem caráter simbólico porque qualquer investimento ou projeto de infraestrutura na Coreia do Norte depende de um relaxamento ou suspensão das sanções internacionais aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para pressionar a ditadura comunista de Pyongyang a entregar suas armas nucleares.

Num de seus três encontros de cúpula neste ano, o presidente sul-coreano, Moon Jae In, e o ditador norte-coreano, Kim Jong Un, concordaram em modernizar a reconstruir estradas de ferro e de rodagem ligando os dois países.

Tudo depende de um avanço nas negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte para desnuclearizar a Península Coreana. Depois do encontro de cúpula histórico de Kim com o presidente Donald Trump, em 12 de junho, em Cingapura, as negociações praticamente não evoluíram. Há poucos dias, Trump falou na expectativa de realizar um segundo encontro de cúpula em breve.

Nenhum comentário: