sábado, 15 de dezembro de 2018

Secretário do Interior dos EUA cai sob pressão de vários inquéritos

Alvo de pelo menos 15 investigações, o secretário do Interior dos Estados Unidos, Rian Zinke, deixa o cargo no fim do ano, anunciou hoje o presidente Donald Trump. Sua conduta pessoal e decisões administrativas causaram uma série de escândalos.

O caso mais grave, encaminhado pelo inspetor-geral do Departamento do Interior ao Departamento da Justiça, examina se o secretário usou o cargo para ganho pessoal num negócio de terras em Whitefish, no estado de Montana, com o presidente da companhia Halliburton e outros investidores.

Trump elogiou o secretário: "Ryan realizou muito durante" quase dois anos "e eu gostaria de agradecê-lo pelos serviços prestados à nação." Mas a Casa Branca o pressionou a sair. No mês passado, ele foi avisado que seria demitido se não pedisse demissão até o fim do ano.

É o quarto alto funcionário do governo Trump forçado a sair por razões éticas, depois do secretário da Saúde, Tom Price; do secretário para Veteranos de Guerra, David Shulkin; e do chefe da Agência de Proteção Ambiental, Scott Pruitt. Todos tiveram de dar explicações sobre o uso de verbas públicas para benefício pessoal, por exemplo, em viagens particulares.

Entre outras medidas polêmicos, Zinke autorizou a exploração de petróleo em terras e águas protegidas por leis e regras ambientais do governo Barack Obama, a pretexto de garantir o "domínio dos EUA" no setor de energia.

A presidente da Comissão de Energia e Recursos Naturais do Senado, Lisa Murkowski, que conseguiu reabrir a Reserva Nacional de Vida Silvestre do Ártico à exploração de petróleo, ficou "desapontada".

"Ryan Zinke foi o secretário mais antipreservação ambiental da história da nação"afirmou Jenniffer Rokala, do Centro para Prioridades do Oeste. "Ao se cercar de lobistas, logo ficou claro que Ryan Zinke era um peão da indústria de petróleo e gás. Podemos esperar o mesmo do secretário interino, David Bernhardt, mas sem a ridícula comparação dom Ted Roosevelt."

Por gostar de caçar, pescar e andar a cavalo, Zinke gosta de se comparar com o presidente Theodore Roosevelt.

Nenhum comentário: