sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Parlamento do Kossovo aprova criação de Exército Nacional

O Parlamento do Kossovo aprovou uma série de leis para transformar a Força de Segurança, dotada de armamento leve, num Exército Nacional, anunciou hoje a rádio estatal Voz da Alemanha. Em protesto, os deputados de origem sérvia boicotaram a votação.

A decisão deve deteriorar ainda mais as relações com a Sérvia. O governo de Belgrado deve congelar o diálogo bilateral para reconhecer o Kossovo como um país, exigência da União Europeia para que a Sérvia possa ser aceita no bloco europeu.

Ambos faziam parte da antiga Iugoslávia. O Kossovo era uma província autônoma sérvia. Com o ressurgimento do nacionalista e as guerras que acabaram com a Iugoslávia na era pós-comunistas, o ditador Slobodan Milosevic suspendeu a autonomia do Kossovo e iniciou uma perseguição à maioria de origem albanesa.

Em 1999, sob a liderança dos Estados Unidos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) travou uma guerra 78 dias com intensos bombardeios aéreos contra a Sérvia, o que levou na prática à independência do Kossovo, declarada oficialmente em 2008 e reconhecida pelos EUA e a UE, mas não pelas Nações Unidas, por causa do veto da China e da Rússia.

Em novembro, o governo kossovar impôs uma tarifa de importação de 100% sobre produtos sérvios como resposta ao bloqueio de Belgrado à participação do Kossovo independente em organizações internacionais.

Nenhum comentário: