terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Justiça dos EUA mandar Coreia do Norte indenizar família de americano torturado

Um tribunal dos Estados Unidos mandou a ditadura comunista da Coreia do Norte pagar US$ 501 milhões de indenização à família do estudante universitário Otto Warmbier, torturado na prisão, que morreu pouco depois de ser solto, noticiou ontem a agência Reuters.

Warmbier tinha 22 anos quando foi libertado em estado de coma, voltou para os EUA e morreu dias depois. Os médicos-legistas atestaram que a causa da morte foi falta de sangue e oxigênio no cérebro.

"A Coreia do Norte é culpada de tortura, sequestro e morte extrajudicial de Otto Warmbier e de danos psicológicos a seu pai e sua mãe, Fred e Cindy Warmbier", decidiu a juíza Beryl Howell, do tribunal federal da primeira instância do Distrito de Colúmbia.

O regime stalinista de Pyongyang rejeitou as acusações de tortura e culpou o botulismo e a ingestão de soníferos pela morte de Wambier.

"Estamos gratos aos EUA por ter um sistema judicial justo e aberto para que o mundo possa ver que o regime de Kim [Jong Un] é legal e moralmente responsável pela morte de Otto", declarou a família Warmbier.

A condenação foi à revelia, quando o réu não aparece para se defender. "Pusemos a família em grande provação de uma ação judicial e um julgamento público porque prometemos a Otto que não descansaríamos enquanto não houvesse justiça para ele. Hoje a opinião circunstanciada da juíza Howell foi um passo significativo."

O julgamento acontece num momento de impasse nas negociações entre os EUA e a Coreia do Norte para pacificar e desnuclearizar a Península Coreana. Na segunda-feira, o presidente Donald Trump escreveu no Twitter: "Relatório da minha equipe de trabalho sobre a Coreia do Norte. Progresso em andamento. Aguardo meu próximo encontro de cúpula com o dirigente Kim."

Warmbier era estudante da Universidade da Virgínia quando foi preso na Coreia do Norte, em janeiro de 2016, com visto de turista, por tentar roubar um cartaz de propaganda do regime num corredor do hotel. Foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados e autorizado a voltar para os EUA um ano e cinco meses depois, em estado comatoso.

Nenhum comentário: