terça-feira, 4 de dezembro de 2018

EUA intimam Rússia a cumprir Tratado de Forças Nucleares Intermediárias

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, comunicou aos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que os Estados Unidos deram 60 dias de prazo para a Rússia cumprir suas obrigações dentro do Tratado sobre Forças Nucleares Intermediárias. A Rússia rejeitou o ultimato, noticiou hoje a agência Reuters.

Foi o primeiro acordo de redução de armas atômicas da história, assinado em 8 de dezembro de 1987 na Casa Branca pelo presidente Ronald Reagan e o líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev. Eliminou toda uma classe de armas, os mísseis nucleares terrestres de curto e médio alcances, de 500 a 5,5 mil quilômetros.

A Rússia violou o acordo ao testar um novo míssil. Em 14 de fevereiro de 2017, os EUA alegaram que a Rússia estava testando novos mísseis que violam o acordo.

Os EUA têm interesse em sair porque a China não faz parte do acordo. Tentam mostrar aos aliados europeus que têm interesse em mantê-lo e que esgotaram todas as opções para salvá-lo.

Se a Rússia não ceder, o tratado deve ser denunciado no próximo ano, deflagrando uma nova corrida armamentista com foco na modernização dos arsenais nucleares.

O processo para sair do tratado leva seis meses. Como a maioria dos mísseis eliminados estava instalada na Europa, os aliados europeus dos EUA têm todo o interesse em mantê-lo.

Nenhum comentário: