segunda-feira, 22 de maio de 2017

Vantagem conservadora cai para nove pontos no Reino Unido

Depois da divulgação de um manifesto com forte guinada à esquerda, o Partido Trabalhista, o maior da oposição, reduziu para nove pontos percentuais a vantagem do Partido Conservador em pesquisas sobre as eleições parlamentares de 8 de junho no Reino Unido, informou hoje o jornal britânico The Independent.

De acordo com a pesquisa do instituto Survation, os conservadores da primeira-ministra Theresa May tem 43% das preferências do eleitorado contra 34% para os trabalhistas, liderados por Jeremy Corbyn, considerado um radical de esquerda.

No manifesto, além do aumento dos gastos sociais, Corbyn promete estatizar os correios, o sistema ferroviário, a rede de distribuição de energia elétrica e as empresas de água e esgotos.

Os trabalhistas cresceram por serem considerados mais confiáveis em educação e apoio a famílias com filhos pequenos, enquanto os conservadores são considerados melhores para administrar a economia e negociar a saída da União Europeia, aprovada em referendo em 23 de junho de 2016.

A pesquisa ouviu  1.034 adultos em 19 e 20 de maio.

Outra pesquisa, do instituto YouGov, apresentou mais ou menos o mesmo resultado. Os conservadores tiveram o apoio de 44% e os trabalhistas conseguiram o melhor resultado até agora, 35%.

"Com os manifestos lançados oficialmente e o debate aberto entre os partidos nos meios de comunicação, é possível que isso tenha algum efeito sobre as intenções de voto", comentou o instituto Survation ao divulgar seus últimos números.

Nenhum comentário: