segunda-feira, 15 de maio de 2017

Macron nomeia primeiro-ministro de centro-direita

Um dia depois de assumir a Presidência da França, Emmanuel Macron apontou hoje o deputado Édouard Philippe, do partido conservador Os Republicanos, para futuro primeiro-ministro. A indicação confirma a intenção de atrair deputados de centro-direita e de centro-esquerda para tentar conquistar maioria na Assembleia Nacional nas eleições parlamentares de 11 e 18 de junho.

Philippe, de 46 anos, é prefeito de Havre desde 2014 (na França, é possível acumular os cargos de deputados e prefeito). Estudou na Faculdade de Ciências Políticas de Paris (Science Po) e na Escola Nacional de Administração, duas instituições tradicionais de ensino superior do país.

De 2007 a 2010, Philippe foi diretor da companhia francesa de energia nuclear Areva. Desde 2016, era porta-voz do ex-primeiro-ministro Alain Juppé, de quem é aliado há 15 anos.

Macron, de 39 anos, é o mais jovem chefe de Estado da França desde Napoleão Bonaparte, coroado imperador em 1804, aos 34 anos. Durante a campanha, tentou quebrar a divisão direita-esquerda que marca a política do país desde a Revolução Francesa de 1789.

Eleito sem ter um grande partido, para ter maioria parlamentar, Macron precisa atrair deputados tanto dos Republicanos quanto do Partido Socialista, ambos duramente abalados por não conseguir chegar ao segundo turno da eleição presidencial.

Nenhum comentário: