quarta-feira, 31 de maio de 2017

Atentado terrorista mata 90 e fere outras 480 pessoas no Afeganistão

Um atentado terrorista suicida aparentemente cometido com um caminhão-bomba matou 90 pessoas e deixou outras 480 feridas hoje perto do palácio presidencial e de embaixadas em Cabul, anunciou o Ministério da Saúde Pública do Afeganistão. Até agora, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

A explosão arrasadora acontece no começo do mês sagrado do Ramadã, iniciado no sábado, quando os muçulmanos devem jejuar, não beber e não fumar do amanhecer até o anoitecer para celebrar a revelação da primeira parte do Corão, o livro sagrado do Islã, ao profeta Maomé. Depois do pôr do sol, reúnem-se em grandes festas para quebrar o jejum.

Quinze anos e oito meses depois da invasão americana para vingar os atentados de 11 de setembro de 2001, cometidos pela rede terrorista Al  Caeda, que tinha bases no país, o Afeganistão continua em situação de caos e anarquia. A Guerra do Afeganistão é a mais longa da história dos Estados Unidos.

Todo verão a milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes), deposta pelos Estados Unidos, lança uma ofensiva contra o frágil governo de Cabul, que provavelmente não resistiria sem apoio externo.

Nos últimos anos, os Talebã enfrentam a concorrência da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que busca espaços para se expandir à medida que perde territórios no Oriente Médio.

Horas depois do atentado, a milícia dos Talebã negou qualquer responsabilidade pelo atentado. Há suspeitas de que tenha sido a Rede Hakkani, uma milícia apoiada pelo serviço secreto militar do Paquistão para interferir na guerra civil do Afeganistão.

Nenhum comentário: