terça-feira, 23 de maio de 2017

Estado Islâmico reivindica autoria do atentando em Manchester

Através de sua agência de propaganda na Internet, a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante afirmou hoje que o atentado cometido ontem em Manchester, na Inglaterra, foi obra de um de seus "soldados", mas não revelou detalhes sobre a identidade ou tipo de explosão.

Eram 22h35 (18h35 em Brasília), quando um terrorista suicida se detonou na saída de um concerto da cantora pop americana Ariana Grande na Arena de Manchester. Vinte e duas pessoas foram mortas e 59 hospitalizadas. A polícia já identificou o homem-bomba, mas ainda não revelou seu nome para não prejudicar a investigação.

Foi o maior atentado terrorista no Reino Unido desde um ataque coordenado contra o sistema de transporte de Londres, em 7 de julho de 2005, quando 52 pessoas foram mortas.

O Estado Islâmico costuma assumir a autoria de todos os ataques cometidos por jihadistas. A maioria dos casos recentes pode ter sido inspirada pelo grupo, mas não foram detectadas relações operacionais, que incluiriam treinamento, ajuda financeira e na fabricação de bombas.

Nenhum comentário: