quarta-feira, 17 de maio de 2017

Bolsa de Nova York cai 372 pontos com escândalo de Trump

Na maior queda desde setembro, o Índice Dow Jones da Bolsa de Valores de Nova York sofreu hoje uma baixa de 372,82 pontos (1,8%), fechando em 20.606,93. A causa foi o risco de que a acusação de obstrução de justiça feita pelo ex-diretor-geral do FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal dos Estados Unidos, ao presidente Donald Trump leve a um processo de impeachment.

As ações, o dólar e o rendimento dos títulos da dívida pública americana caíram, devolvendo os ganhos obtidos desde a vitória de Trump, diante da expectativa de que a aprovação das reformas do governo para desregulamentar a economia e cortar impostos seja prejudicada.

Hoje, a Comissão de Inteligência do Senado convocou o ex-diretor do FBI James Comey para depor publicamente sobre a acusação ao presidente. Também quer ver o relato de Comey de um encontro com Trump na Casa Branca.

Em memorando interno do FBI revelado ontem pelo jornal The New York Times, Comey afirma que Trump lhe pediu para encerrar o inquérito sobre o general Michael Flynn, ex-assessor de Segurança Nacional da Casa Branca demitido em fevereiro por mentir sobre contatos com o embaixador da Rússia.

Trump também está sendo duramente criticado por ter revelado ao ministro do Exterior e ao embaixador da Rússia em Washington informações ultrassecretas descobertas por um espião de Israel infiltrado na organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

A indiscrição ameaça o agente e a cooperação entre os serviços secretos dos dois países, mas o presidente tem o direito de desclassificar informações confidencias.

Desde a demissão de Comey, em 9 de maio de 2017, a oposição democrata exige a nomeação de um procurador independente para investigar a interferência da Rússia na eleição presidencial americana e um possível conluio da campanha de Trump com o Kremlin.

Alguns líderes republicanos, como o senador John McCain, candidato derrotado pelo presidente Barack Obama na eleição de 2008, passaram a pedir a convocação de uma comissão parlamentar de inquérito.

Agora, as bancadas do Partido Democrata e até mesmo um deputado republicano falam em impeachment, se for comprovada a tentativa de obstruir a justiça.

Nenhum comentário: