O regime comunista da Coreia do Norte disparou hoje um míssil balístico de curto alcance que percorreu 480 quilômetros até cair no mar em águas territoriais do Japão, que lamentou mais uma "provocação intolerável", informaram as Forças Armadas da Coreia do Sul.
As autoridades militares sul-coreanas avisaram imediatamente o presidente Moon Jae In, que convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional para a noite deste domingo. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também foi comunicado.
O míssil era tipo Scud, de origem soviética, semelhante aos usados pelo Iraque durante a Guerra do Golfo, em 1991. Pode ter seu alcance ampliado para mil km. A Coreia do Norte tem vários Scuds em seu arsenal.
Desde o fim de sua patrocinadora, a União Soviética, em 1991, o regime stalinista de Pionguiangue faz um chantagem atômica com os países vizinhos e os EUA, ameaçando-os com armas nucleares. Pelo ritmo de testes, deve desenvolver em breve capacidade de atingir o território americano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
domingo, 28 de maio de 2017
Coreia do Norte testa míssil de curto alcance
Marcadores:
Chantagem Atômica,
Coreia do Norte,
Coreia do Sul,
Donald Trump,
EUA,
Japão,
míssil balístico de curto alcance,
Moon Jae In,
Scud,
teste de mísseis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário