quarta-feira, 31 de maio de 2017

Theresa May pode perder maioria absoluta no Parlamento Britânico

Parecia um golpe de mestre. Pode acabar sendo um tiro no pé. Às vésperas de iniciar as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia, a primeira-ministra Theresa May pode perder a maioria na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico e ter dificuldades para formar um novo governo.

Quando Theresa May convocou eleições antecipadas no Reino Unido para 8 de junho de 2017, o Partido Conservador tinha uma vantagem nas pesquisas de 20 pontos percentuais sobre o Partido Trabalhista. Caiu para 5 pontos e estaria em 7, de acordo com o instituto YouGov.

Na última pesquisa deste instituto, os conservadores ficaram estacionados em 43% das preferências, enquanto os trabalhistas caíram dois pontos para 36% e os liberais-democratas perderam um ponto e agora tem 9%. O Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), muito ativo na campanha do plebiscito para deixar a UE, ficou estagnado em 4%.

A Câmara dos Comuns tem 650 deputados eleitos por voto distrital em turno único. Assim, um candidato com 35% a 40% votos tem grande chance de ser eleito. Um partido pode ter ampla maioria no Parlamento Britânico sem obter a maioria absoluta dos votos. Foi o caso dos primeiros-ministros trabalhista Tony Blair e conservador Margaret Thatcher. Ambos não chegaram a 50% e tiveram maiorias de mais de cem deputados.

May tinha uma maioria de 17 deputados na Câmara dissolvida. Pelo modelo do YouGov, pela última pesquisa, perderia 20 deputados. Se ela convocou as eleições para fortalecer sua posição negociadora, pode sair enfraquecida.

Nesta reta final da campanha, os conservadores abandonaram o discurso em torno da Brexit (saída britânica, do inglês) e se concentram na comparação das personalidades e das qualidades de liderança de May com o líder trabalhista, o esquerdista Jeremy Corbin, considerado radical demais para chefiar o governo.

É uma aposta arriscada. Corbyn deu uma guinada à esquerda, prometendo estatizar o sistema ferroviário, as companhias de água e esgotos e a rede nacional de eletricidade, e oferecer universidade gratuita.

Nenhum comentário: