sábado, 27 de maio de 2017

Reino Unido reduz nível de alerta contra o terrorismo

Cinco dias depois do atentado que matou 22 pessoas e feriu outras 64 em Manchester, na Inglaterra, o governo britânico reduziu hoje de "crítico" para "grave" o nível de alerta contra o terrorismo, anunciou a primeira-ministra Theresa May.

Nos últimos dias, foram presos 11 suspeitos de dar apoio ao terrorista suicida, Salman Abedi, de 22 anos, britânico de origem líbia. A polícia britânica, a Scotland Yard, está certa de que ele não agiu sozinho. Seu pai e um irmão foram presos na Líbia.

Até a meia-noite de segunda-feira, o Exército Real vai continuar nas ruas do Reino Unido ajudando no policiamento ostentivo, preventivo e repressivo. A partir daí, começa a voltar aos quartéis.

O nível de alerta grave significa que ainda há uma alta probabilidade de novos ataques. O nível crítico indica risco iminente. Foi anunciado na terça-feira. As autoridades temiam uma retaliação da célula terrorista.

A milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou a autoria do atentado. Costuma fazer isso em todo ataque de extremistas muçulmanos, tenham ou não relação direta com o grupo. Mas, neste caso, a polícia está convencida de que Abedi não agiu sozinho e as ligações de sua família com o terror reforçam essa possibilidade.

Nenhum comentário: