terça-feira, 23 de maio de 2017

Polícia britânica identifica autor do atentado em Manchester

A Scotland Yard, polícia do Reino Unido, identificou hoje Salman Abedi, um britânico de de 22 anos e origem líbia, como o terrorista suicida responsável pelo atentado que matou 22 pessoas e deixou outras 59 feridas ontem em Manchester, no Noroeste da Inglaterra, na saída de um show da cantora pop americana Ariana Grande.

O chefe de polícia de Manchester, Ian Hopkins, declarou que o atentado foi cometido por um homem só com "um artefato explosivo improvisado". A polícia tenta descobrir se ele tinha uma rede de apoio ou qualquer contato direto com algum grupo terrorista. Um homem de 23 anos foi preso

Hoje a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante assumiu a responsabilidade pelo atentado através de sua agência de propaganda Amaq, mas sempre faz isso. Nos casos mais recentes, pode ter inspirado os terroristas, mas não tinha relações operacionais com ele.

A Arena de Manchester, com capacidade para 21 mil espectadores, estava lotada por um público predominantemente infanto-juvenil. A vítima mais jovem tinha apenas oito anos.

Cristina Serra, mulher do treinador do Manchester City, Pepe Guardiola, e suas duas filhas, María e Valentina, estavam no show, mas não foram feridas. O Ministério das Relações Exteriores informou que não há brasileiros entre as vítimas.

O salafismo, a corrente ultrapuritana do Islã seguida pelos jihadistas, prega o retorno aos valores e hábitos da Arábia no século 7, quando o profeta Maomé fundou o islamismo. É contra a música, a dança e a exposição do corpo.

Nenhum comentário: