O primeiro-ministro Shinzo Abe afirmou hoje que o Japão e a China precisam retomar o diálogo para resolver os problemas entre os dois países. A tensão aumentou recentemente por causa da disputa pelas ilhas Senkaku, que os chineses chamam de Diaoyu.
A proposta de diálogo foi feita uma semana antes do primeiro encontro do novo dirigente máximo da China, Xi Jinping, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Os EUA têm o compromisso de garantir a segurança do Japão.
China e Japão são hoje grandes parceiros comerciais, mas a escalada do discurso agressivo em torno da disputa pelas ilhas pode levar a atritos capazes de provocar uma guerra que não interesssa a ninguém.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário