As Forças Armadas da Argélia atacaram hoje por terra e ar os rebeldes muçulmanos que sequestraram ontem 41 estrangeiros num campo de exploração de gás próximo à fronteira com a Líbia em retaliação contra a intervenção militar da França no Norte do Máli.
Os islamitas anunciaram a morte de 35 reféns e 15 jihadistas, informa a agência de notícias Associated Press. Só quatro reféns teriam sido libertados.
Em declarações a jornalistas da Mauritânia, os insurgentes da Brigada Al-Muthalimin disseram ter sido atacados quando tentavam sair com os reféns do campo de exploração de gás de In Aménas. O campo estava cercado pelo Exército da Argélia. A batalha ainda não terminou.
Os Estados Unidos ofereceram ajuda militar, rejeitada pelo governo argeliano.
Para o presidente da França, François Hollande, a tomada de reféns na Argélia mostra que a intervenção militar contra os jihadistas no Máli era necessária.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário