Em meio ao aumento da tensão com a Coreia do Norte, que testou um míssil de longo alcance há poucas semanas, a Coreia do Sul lançou hoje pela primeira vez um satélite espacial de seu território.
O foguete foi disparado da base de Goheung. Amanhã, será possível saber se o lançamento foi bem-sucedido. Duas tentativas anteriores, em 2009 e 2010, fracassaram.
Enquanto a Coreia do Sul quer entrar no mercado de lançamento de satélites, depois de assumir posição de destaque como fabricantes de semicondutores, aparelhos eletroeletrônicos e automóveis, a Coreia do Norte faz uma chantagem nuclear para obter alimentos e energia que garantam a sobrevivência de seu regime comunista.
A Coreia do Norte não noticiou o teste sul-coreano. Meia hora depois, divulgou imagens do lançamento de seu foguete de três estágios, informa o jornal digital americano The Huffington Post. Foi um teste para fabricação de mísseis de longo alcance, capazes de atingir os Estados Unidos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário