A República Islâmica do Irã advertiu hoje que o ataque aéreo de Israel contra a Síria "terá consequências". Israel bombardeou na madrugada de ontem um comboio que supostamente levaria armas, inclusive mísseis antiaéreos de fabricação russa, para o Líbano.
Em carta ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, a Síria acusou "Israel e aqueles que o protegem no Conselho de Segurança são totalmente responsáveis pelas repercussões desta agressão". A ditadura de Bachar Assad defendeu seu direito de responder a um ataque contra seu território, mas não fez isso há cinco anos, quando Israel destruiu uma usina nuclear em construção.
O governo israelense não confirmou o ataque, mas um deputado próximo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu indicou que o país está pronto para realizar novas ações desta natureza. O bombardeio aumentou ainda mais a tensão no Oriente Médio, abalado pela violenta guerra civil na Síria, que já dura um ano e dez meses.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário