O presidente da ex-república soviética da Geórgia, Mikhail Saakachvili, foi reeleito neste sábado, no primeiro turno, com pouco mais da metade dos votos válidos, indicam pesquisa de boca-de-urna. Mas a oposição denuncia fraude, considera a divulgação dessas pesquisas uma provocação e ameaça fazer uma onda de protestos nas ruas.
Pela pesquisa, o presidente está reeleito com 53,8% dos votos com Levan Gachechiladze em segundo com 28,3.
Saakachvili, aliado dos Estados Unidos, chegou ao poder em 2003 na Revolução Rosa. Desde então, enfrenta diversos protestos populares, que costuma atribuir à Rússia.
Em novembro, ele mandou a polícia atacar os manifestantes com gás lacrimogênio e balas de borracha.
A Geórgia, berço do ditador soviético Josef Stalin, fica no Sul do Cáucaso. Por ela , passa um importante oleoduto ligando a região produtora do Mar Cáspio à Europa.
Com o fim da União Soviética, a Rússia estimulou revoltou separatistas nas regiões da Abcásia e da Ossétia do Norte.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário