O regime comunista da Coréia do Norte declarou ontem que entregou em novembro todos os dados sobre suas instalações nucleares aos Estados Unidos. Mas afirma que até agora não recebeu a ajuda prometida em troca do desmantelamento de seu programa de desenvolvimento de armas atômicas.
Mesmo alegando que a Coréia do Norte não entregou todas as informações necessárias, os EUA manifestaram a esperança de que o acordo para desnuclearização do país não corre perigo. O governo americano alega que Pionguiangue ainda não entregou a lista completa com todos os seus programas nucleares e as instalações envolvidas.
Depois de realizar uma explosão atômica em 9 de outubro de 2006, a Coréia do Norte se comprometeu, em acordo fechado em 3 de outubro de 2007, a desativar seu programa nuclear militar em troca de uma ajuda em energia equivalente a 1 milhão de toneladas de petróleo e de alimentos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário