Os comandantes americanos ainda relutam em cantar vitória, lembrando da declaração do presidente George Walker Bush a bordo de um porta-aviões em 1º de maio de 2003: "Missão cumprida". Mas o número de mortos na Guerra do Iraque continua caindo consistentemente há meses.
Em maio, foram mortos 131 soldados da coalizão liderada pelos Estados Unidos e cerca de 2,5 mil civis iraquianos. Os novos números de outubro mostram apenas 40 mortes de soldados americanos e aliados. Embora o total de iraquianos mortos ainda seja elevado, cerca de 1,2 mil, é menos da metade.
Afinal, a estratégia de reforço das tropas americanas anunciadas por Bush em janeiro pode estar dando certo.
Talvez a principal causa seja a percepção dos iraquianos de que precisam lutar contra a rede terrorista Al Caeda e os iranianos infiltrados. Mas há uma esperança de que finalmente a situação esteja melhorando.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário