Numa série de memorandos internos no Pentágono, o então secretário da Defesa Donald Rumsfeld foi preconceituoso com os árabes ao dizer que evitam o "esforço físico no trabalho", defendeu a "manutenção de um nível de ameaça elevado", a "vinculação entre Irã e Iraque", e o uso de slogans simplistas para mobilizar a opinião pública a favor da guerra no Iraque.
Os documentos, chamados de "flocos de neve", revelam o estilo bruso e agressivo de Rumsfeld de 2002 até sua demissão, em novembro de 2006, depois da derrota do Partido Republicano nas eleições intermediárias. Mostram um secretário da Defesa desdenhoso das críticas da imprensa e determinado a mudar a opinião dos americanos em relação à guerra.
Leia mais no jornal The Washington Post.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário