A paralisação de várias plataformas de exploração de petróleo por causa do mau tempo no Mar do Norte provoca nova alta nos preços do barril de petróleo.
Apesar da queda no estoque americano, de 800 mil barris, ter sido menor do que o mercado esperava, o petróleo bruto tipo West Texas Intermediate (WTI), padrão de referência da Bolsa Mercantil de Nova Iorque, está cotado em US$ 98,62.
Além do aumento da demanda provocado pelo crescimento da China e da Índia, da queda do dólar e das sucessivas crises no Oriente Médio, com risco agora de um bombardeio americano contra o programa nuclear do Irã, há um forte elemento especulativo na alta do petróleo. Os investidores e gerentes de fundo apostam que o preço do petróleo vai aumentar. É mais uma profecia que se auto-realiza.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário