domingo, 14 de julho de 2013

Júri feminino absolve branco que matou negro na Flórida

Um júri formado por cinco mulheres absolveu ontem à noite o vigilante branco George Zimmerman, de 29 anos, de homicídio em segundo grau e homicídio culposo, entre outras acusações, aceitando o argumento de que ele agiu em legítima defesa ao matar o jovem negro Trayvon Martin, de 17 anos, num condomínio fechado de Sanford, na Flórida, em fevereiro de 2012.

O movimento negro americano convocou manifestações de protesto em todos os Estados Unidos, alegando que mais uma vez um branco matou um negro inocente e indefeso e não será punido por isso, um sinal de persistência do racismo no país. A proposta é denunciar a "opressão racial" e pedir "Justiça para Trayvon".

Zimmerman trabalhava voluntariamente como vigia da comunidade quando interpelou o jovem negro, que ia para a casa do pai. No primeiro momento, ele não foi preso. Diante do clamor popular, a Justiça da Flórida reabriu a investigação, prendeu-o e instaurou o processo criminal contra o assassino.

Agora, a única possibilidade de punir Zimmerman será levar o caso para a esfera federal, mas analistas observam que será difícil provar que o atirador agiu em legítima defesa.

Nenhum comentário: