Pelo Twitter, o ministro do Exterior da Dinamarca, Anders Samuelsen, anunciou hoje que a União Europeia impôs sanções ao Ministério da Inteligência do Irã por sua participação em tentativas de assassinato na Europa. Um setor do ministério e dois funcionários foram colocados na lista dos terroristas. Seus bens e ativos financeiros na UE foram congelados.
Agentes iranianos planejaram a realizaram ataques contra oposicionistas e dissidentes da ditadura teocrática do Irã em território europeu. A Dinamarca acusou o serviço secreto iraniano de tentar matar um líder oposicionista do Irã em setembro de 2018.
Um mês depois, a França acusou a República Islâmica de planejar um atentado a bomba contra os Mujahedin do Povo, um braço armado do proscrito Partido Comunista Iraniano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário