O Parlamento da ex-república iugoslava da Macedônia aprovou ontem quatro emendas constitucionais para mudar o nome do país para Macedônia do Norte, uma exigência da Grécia para não vetar sua entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e na União Europeia (UE).
Em junho do ano passado, os dois países chegaram a acordo que agora precisa ser ratificado pelo Parlamento da Grécia para que a Macedônia do Norte entre para a OTAN, a aliança militar liderada pelos Estados Unidos, e inicie negociações para aderir à UE.
A Grécia não aceita que o país vizinho se chame simplesmente Macedônia porque teme que reivindique soberania sobre a região grega de nome Macedônia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário