domingo, 13 de janeiro de 2019

Casa Branca pediu opções ao Pentágono para atacar o Irã

O Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos pediu ao Departamento da Defesa uma lista de possibilidades para atacar a República Islâmica do Irã, gerando preocupação no Pentágono e no Departamento de Estado de envolvimento do país numa nova guerra no Oriente Médio, revelou o jornal Wall Street Journal.

O pedido foi feito depois que milicianos ligados ao Irã dispararam três morteiros contra a Embaixada dos EUA, em Bagdá, no Iraque. Uma equipe do Conselho de Segurança Nacional, sob a chefia do assessor John Bolton participou de uma série de reuniões para preparar uma resposta, inclusive opções militares.

A tensão em Washington aumentou: "Definitivamente, abalou muita gente", comentou um alto funcionário aposentado. "As pessoas ficaram chocadas. É de fundir a cuca a arrogância a propósito de um ataque ao Irã.

Não ficou claro, de acordo com o Journal, se o presidente Donald Trump pediu as opções militares nem se chegou a pedir planos para atacar o Irã. No passado, Bolton defendeu ações militares contra o regime dos aiatolás.

O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca não esconde que gostaria de ver uma mudança de regime no Irã. Foi um dos responsáveis pela decisão do presidente de romper o acordo para desarmar o programa nuclear iraniano negociado no governo Barack Obama (2009-17).

Nenhum comentário: