Pelo menos 85 pessoas morreram e 74 saíram feridas da explosão de um oleoduto quando pessoas tentavam furtar gasolina na cidade de Tlahuelilpan, no estado de Hidalgo, na região central do México, noticiou o jornal mexicano El Economista.
O acidente acontece no momento em que o presidente Andrés Manuel López Obrador faz uma campanha contra o roubo de combustível, que deu um prejuízo de US$ 3 bilhões à companhia estatal Petróleos Mexicanos (Pemex).
Antes da explosão, centenas de pessoas tentavam roubar combustível de um esguicho do oleoduto com sacos plásticos, baldes e latas de lixo, mostraram imagens divulgadas em redes sociais.
Eram 16h50 (20h50 em Brasília) de sexta-feira quando o governador de Hidalgo, Omar Fayad, comunicou às autoridades federais o roubo de combustível no oleoduto Tuxpan-Tula. O Exército chegou ao local às 17h, mas os 25 soldados não intervieram antes do acidente para evitar um confronto com a população.
"Lamento muito a grave situação de que se padece em Tlahuelilpan pela explosão de um duto. Estou em Aguascalientes e, desde que o diretor da Pemex e o ministro da Defesa me informaram, dei instruções para que se controle o fogo e se atendam às vítimas", escreveu o presidente no Twitter.
Vários oleodutos foram fechados, mas isso acabou gerando desabastecimento em algumas regiões do país. O duto em questão estava fechado desde 23 de dezembro. Estava sendo reativado. As autoridades afirmam ter fechado de novo, mas isso não impediu o acidente porque haveria bastante gasolina no trecho onde houve a explosão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário