Pelo menos dois militares rebeldes foram mortos hoje numa tentativa de golpe no Gabão. O líder golpista, tenente Kelly Ondo Obiang, um dos subcomandantes da Guarda Republicana, encarregada da segurança presidencial, tentou fugir. Foi encontrado escondido em baixo de uma cama. A Presidência anunciou que "a situação está sob controle".
Os rebeldes tomaram a Rádio Nacional e fizeram um pronunciamento anunciando a formação de um Conselho de Restauração Nacional para democratizar o país da África Ocidental rico em petróleo, governado há mais de 50 anos pela família Bongo.
O presidente Ali Bongo teria sofrido um acidente vascular cerebral em outubro. No Ano Novo, divulgou mensagem afirmando estar bem de saúde. Ele substituiu o pai, Omar Bongo, que governou o país de 1967 até sua morte, em 2009.
"A situação é calma. Os policiais militares que patrulham a área assumiram o controle de toda a região ao redor da rádio e da televisão, então está tudo de volta ao normal", declarou o porta-voz Guy-Bertrand Mapangou. Ele acrescentou que os generais, líderes da sociedade civil e da oposição citados pelos golpistas serão investigados.
O porta-voz da maior aliança oposicionista, Claye Martial Obame Akué, negou qualquer ligação do líder da Coalizão por uma Nova República, Jean Ping, com o movimento golpista, informou a Radio France International.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário