A Alemanha vai se juntar aos aliados Estados Unidos e Reino Unido e vetar a participação da companhia de equipamentos de telecomunicações chinesa Huawei na implantação da tecnologia de comunicação móvel de quinta geração (5G) por medo de que a empresa esteja a serviço da espionagem do regime comunista da China.
O Ministério da Economia da Alemanha justificou a medida alegando que a segurança da futura rede de comunicação 5G e dos serviços oferecidos por empresas de telecomunicações é "da maior relevância".
Na Inglaterra, a Universidade de Oxford anunciou que vai parar de receber doações e dinheiro para pesquisa da Huawei, explicando que há preocupação por causa dos laços da empresa com o governo chinês. A Huawei tem acordos de colaboração com 20 universidades britânicas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário