sábado, 12 de janeiro de 2019

Huawei demite gerente preso por espionagem na Polônia

A companhia de telecomunicações chinesa Huawei demitiu ontem o gerente de vendas na Polônia, Wang Weijing, preso em 8 de janeiro sob a acusação de fazer espionagem para o regime comunista da China, noticiou a agência Associated Press (AP).

A empresa alegou que suas ações "não têm relações com a companhia" e "abalaram a reputação da Huawei".

Maior fabricante mundial da equipamentos de telecomunicações, a Huawei pretende liderar o mercado de implantação da tecnologia de comunicação nível de quinta geração (5G). Mas os Estados Unidos estão pressionando os aliados a não comprar seus equipamentos e acusam a empresa de fazer espionagem e estar associada ao aparato de segurança da China.

Anteontem, os meios de comunicação poloneses noticiário que a Agência de Segurança Interna do país havia detido Wang, um ex-diplomata, e um polonês que foi subchefe da agência nacional de segurança da tecnologia da informação.

A tensão entre a China e o Ocidente em torno da Huawei aumentou com a prisão da diretora financeira da empresa, Meng Wanzhou, no Canadá, a pedido do Departamento da Justiça dos EUA, que a acusa de violar as sanções americanas contra o Irã.

Nenhum comentário: