Pelo menos 376 pessoas foram mortas em Trípoli ontem à noite e hoje de manhã nos combates entre forças leais ao coronel Muamar Kadafi e os rebeldes que há seis meses lutam para derrubar a ditadura da Líbia.
Em apoio aos rebeldes, a força áerea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) bombardeou o quartel-general de Kadafi e o aeroporto da capital líbia.
A Operação Sirene, uma ofensiva lançada ontem pelos rebeldes, visa a encurralar o ditador na capital. Com a cobertura aérea da OTAN, os rebeldes já controlam o distrito de Tajura.
O Conselho Nacional de Transição, o governo provisório da oposição, disse que a operação "deve durar vários dias". Seu objetivo é dar o golpe final em Kadafi, no poder há 42 anos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário