Os rebeldes que derrubaram a ditadura do coronel Muamar Kadafi deram prazo até sábado para seus partidários se renderem em Sirte, a terra natal do ex-ditador, e outras duas cidades da Líbia ainda controladas pelo antigo regime. Vai haver uma trégua durante o eid, festa religiosa que marca o fim do sagrado mês do Ramadã.
"Se não tivermos uma indicação clara até o próximo sábado, podemos agir decisivamente para obter uma solução militar", declarou Mustafá Abdel Jalil, presidente do Conselho Nacional de Transição, o governo provisório dos rebeldes.
Aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobrevoaram Sirte, alvo de bombardeios aéreos no fim de semana.
Na quinta-feira, a ditadura de Kadafi completaria 42 anos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário