quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Juíza acusa Sarkozy de receber dinheiro da L'Oréal

O presidente Nicolas Sarkozy recebeu dinheiro vivo ilegalmente da L'Oréal, uma das maiores empresas da França, afirma a juíza Isabelle Prévost-Desprez, que trabalhou no processo do Caso Bettencourt, que examinou a contribuição do grupo para campanhas eleitorais.

A acusação está no livro Sarkozy me matou, lançado hoje em Paris por dois repórteres do jornal Le Monde, Gérard Davet e Fabrice L'homme. Nele, cerca de 30 políticos, magistrados, policiais, altos funcionários e cidadãos comuns denunciam perseguições movidas pelo chefe de Estado.

Isabelle Prévost-Desprez invoca o depoimento de uma testemunha que afirma ter visto as remessas em dinheiro vivo.

Hoje de manhã, o Palácio do Eliseu, sede da Presidência da França, repudiou a notícia. Uma nota oficial descreve as declarações da juíza como "infundadas, mentirosas e escandalosas". A porta-voz de Sarkozy,  Valérie Pécresse, acrescentou que, "quando se faz acusações como essas, é preciso apresentá-las à Justiça".

As acusações da juíza repetem as alegações de Claire Thibot, contadora na época de Liliane Bettencourt, dona da L’Oréal e mulher mais rica da França.

Nenhum comentário: